Notícias

A história do dendê no Brasil

Compartilhar

O óleo de palma ou azeite de dendê é extraído do fruto do dendezeiro (Elaeis guineenses), também conhecido como “palmeira de dendê, e faz parte da culinária brasileira em diversos Estados, em pratos típicos muito conhecidos como vatapá, o acarajé e o caruru, além do uso na indústria alimentícia e cosmética graças aos seus inúmeros benefícios.

De origem africana, a planta e seu óleo avermelhado são utilizados pelos seres humanos há muito tempo, com registros do seu uso pelos faraós do Egito, há mais de 5 mil anos. No Brasil, o dendezeiro chegou com os povos escravizados, se adaptando ao clima tropical do país. Na Amazônia Paraense, a cultura do dendê foi introduzida na década de 1950.

O óleo de dendê é considerado o óleo vegetal mais produzido e consumido no mundo, seguido pelo óleo de soja e de canola. A Indonésia e a Malásia são os maiores produtores de óleo de palma no mundo, representando juntos 80% do mercado, enquanto o Brasil, atualmente, é o quinto maior produtor mundial. O Pará é o maior produtor nacional de dendê. 
 

Comentários