O azeite de dendê é extraído da polpa da fruta, de forma artesanal ou industrialmente, sendo a que a produção pelo método artesanal resulta em óleo de acidez elevada, o que pode gerar problemas digestivos para o consumidor.
A colheita do fruto maduro é feita de forma manual. Após colhido, o dendê passa pelo processo de esterilização, que facilita a retirada dos frutos dos cachos e destrói as substâncias que causam acidez. Seguindo para a debulha, a separação dos frutos dos cachos. O processo de cozimento em água ou vapor aquece os frutos para facilitar a retirada do óleo na fase seguinte, que separa o caroço da polpa e fibras, coletando o azeite misturado ao vapor d’água.
A decantação é a fase seguinte onde o vapor e óleo obtido descansam em tanques para serem separados e coletados.
O óleo de dendê passa por um processo de eliminação das impurezas, mantendo a cor vermelha característica e rico em betacarotenos e vitaminas A e E.
O óleo de dendê produzido pela EcoTauá é um produto natural e com produzido com tecnologia de ponta para ser mais saudável, livre de modificações químicas, genéticas, sem resíduos e com mais qualidade.